top of page

Na cidade de Juazeiro do Norte, chama atenção o trabalho social realizado pela Casa Fraterna Pão da Vida (Toca de Assis), uma comunidade católica de Frades Franciscanos que faz trabalhos no Brasil e no mundo, voltados para pessoas em situação de rua.

 

Na terra do “Padim Ciço”, a pastoral de rua, como são chamadas pela comunidade as ações externas feitas em vias públicas, acontecem já há 11 anos, desde que foi criada a Casa Fraterna Pão da Vida. Segundo o coordenador da sede de Juazeiro do Norte, Júnior Bezerra, o grupo da região do Cariri é o único em todo o mundo administrado por leigos, o que não diminui o compromisso com a população de rua.

 

A palavra assumida pelo grupo é firmada todas as noites de quintas-feiras, quando os voluntários saem pelas ruas da cidade, fazendo o trabalho de evangelização seguido da distribuição de comida. O alimento é preparado na sede da casa, onde estão acolhidos 10 homens com idade superior a 40 anos e que por motivos de saúde ou outra gravidade precisaram ser retirados da rua com urgência.

 

Semanalmente, a comunidade atende cerca de 70 pessoas em situação de rua. “Hoje a Toca de Assis classifica como pessoas em situação de rua toda e qualquer pessoa que faça da rua uma válvula de escape”, afirma Júnior. O número ainda aumenta em períodos de romaria em Juazeiro do Norte, chegando a aproximadamente 110 pessoas.

 

Embora sejam feitas atividades há muitos anos e atendam muitas pessoas em situação de rua, o grupo não consegue realizar seu trabalho com todos os necessitados pela limitação de recursos. Além disso, há uma parte dos moradores de rua que necessitam de tratamento médico ou abrigo em casas de recuperação de usuários de drogas e reabilitação social. Trabalho que não é feito pela Toca ou outra instituição, pois a cidade ainda é carente de locais especializados neste atendimento. A Casa Fraterna Pão da Vida realiza seu trabalho graças a doações de outras pessoas, que assim como eles acreditam no trabalho social do grupo.

 

As ações prestadas pela Toca de Assis, ainda incluem eventos sazonais realizados durante o ano, como a Páscoa e Natal dos pobres. Nesses eventos são prestados serviços assistenciais, como atendimento médico e de higiene pessoal, através de banho, corte de cabelo e outras ações. O grupo também trabalha em sintonia com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), levando pessoas que precisem do atendimento especializado do órgão do governo ou trazendo para o espaço da comunidade aqueles que desejem o trabalho de evangelização.

Sociedade

bottom of page